segunda-feira, 30 de maio de 2011

Distribuição das cargas elétricas nos corpos

Distribuição das cargas elétricas nos corpos

O objetivo deste experimento foi observar o comportamento das cargas elétricas (estáticas) na superfície externa do condutor (esfera do Gerador de Van der Graaff);

Material utilizado:

· Gerador de Van der Graaff

· Fita adesiva

· Tiras de papel laminado


Procedimentos:

Cortamos o papel laminado em tiras compridas e, com a fita adesiva, as colocamos na superfície da esfera do Gerador de Van der Graaff. Após isto, ligamos o mesmo.

Discussão

Como o gerador mantem constante a diferença de potencial do sistema, fazendo com que ocorra transferencias de cargas eletricas até que a esfera e a fonte tenham o mesmo potencial eletrico.Se fosse feito o experimento na parte interior da esfera poderiamos observar que nada aconteceria pois"Qualquer excesso de cargas colocado em um condutor isolado se moverá inteiramente para a superfície do condutor. Nenhum excesso de carga será encontrado no interior do corpo do condutor".


Considerações:

Percebemos que as tiras se elevavam e demonstravam-se perpendiculares em relação ao eixo formado pela coluna principal do Gerador. Isso acontece porque o campo eletrostático gerado pela esfera é radial, demonstrado isto na posição que as tiras assumiram, geometricamente falando, como se fossem prolongamentos dos raios que configuram o formato da esfera.


Um comentário: